Boletim Outono / Versão 2013

com bowl 1
Boletim Essências Florais – Ano 1 – Edição nº 1 – Outono
Veja neste numero
Artigo com Rômulo Grandi: 22 Anos da Essências Florais
Entrevista com Dra Marcia Zotti sobre pesquisa cientifica com florais
Do Jardim da Essências Florais
para você
Viagem / Curso California
Dandelion – Espalhando a Boa Energia
Cynthia retrato

Por Cynthia Accioly Abu Asseff
 

 

Sinto grande admiração pelas flores raras que surgem elegantes somente em condições muito peculiares e favoráveis. Mas me fascinam essas outras flores que parecem simplesmente não dar atenção aos obstáculos e dificuldades. Plantas que florescem lindas, generosamente, adaptadas, multiplicando-se cheias de vitalidade, desfrutando da vida como ela se apresenta, como as Dandelion, que irradiam pelos campos afora sua cor “amarelo-sol”!

 

A maravilhosa essência floral da Dandelion (Floral da Califórnia e Floral do Alaska) traz leveza, descontração, força vital expressa sem tensão, despertando a consciência que ajuda soltar aquilo que mantinha nossos músculos tensos e doloridos.

 

Observando a Dandelion através de Diferentes Janelas

 

Da família botânica Asteraceae ou das Compostas, cada uma de suas pétalas é na realidade uma flor completa – flores chamadas radiais, todas irradiando a partir de um mesmo centro – que abre para o sol durante o dia e de noite se fecha e descansa.

 

Esta informação que nos chega através da “janela” da botânica, esclarece porque este é um floral que vem resgatar em nós o saudável hábito de intercalar atividade com pausa/descanso!

 

 

ilustração

 


Estrutura que Apoia a Leveza

 

Me encantam suas sementes! Quem nunca viu aquelas lindas esferas brancas que ao toque do vento se transformam numa chuvinha de mínimos paraquedas que volitam pra longe! Quem nunca soprou sementes de Dandelion, lançando-as ao vento, carregando um desejo seu?

 

Este tipo de semente favorece a disseminação da planta. Vista como erva daninha, essa pequena flor, cresce e se espalha pelos campos, vales e montanhas, sem medo se ser feliz.

 

Observando com atenção, vemos que nessa esfera de sementes de Dandelion há muita estrutura criando uma geometria que mantem juntas as sementes, até que venha a primeira rufada de vento que as lança no ar, leves e soltas.

 

 

quadrada

 

 

A Feliz Missão de Espalhar a Boa Energia

 

 

Poderosa planta e maravilhosa essência floral para as personalidades expansivas, que como a Dandelion, tendem a estender seu campo de ação em várias direções; são pessoas com capacidade e determinação, que podem fazer muitas coisas, mas por vezes perdem energia com isso imprimindo tensão demais em seu movimento.

 

Para esses, Dandelion oferece a estrutura que apoia e sustenta – através de suas raízes fortes e bem fincadas no solo, flores radiais todas emanando de um mesmo centro organizado, folhas firmes e denteadas; sementes leves como pluma, mas inseridas numa esfera que as mantem unidas e intactas até o momento de voar com vento.

 

Tal estrutura é o apoio que permite ir para fora, ir para a vida, no momento certo, aproveitando a direção do vento, sem medo, sem tensão, sem grandes esforços, e muito mais leve como as sementes da Dandelion que voam livres.

 

Dandelion, traz a oportunidade de sentir-se bem, alegre, relaxado e com vitalidade enquanto se mantem fiel à sua maneira expansiva de ser, cumprindo sua feliz missão de levar e espalhar a boa energia!

 

 

 

Cynthia Accioly Abu Asseff 

Terapeuta Floral e Diretora da Essências Florais

 

 

Crédito das imagens:

   

22 Anos da Essências Florais
Romulo 2

Por Rômulo Grandi:


O orvalho era sagrado. Pelo menos para os antigos alquimistas.

 

Edward Bach sabia disto. Seu Sol libriano, aspectado por Netuno e Plutão, revela uma natureza voltada para as necessidades dos outros – compassiva, inspirada e investigadora.

 

Partiu deste plano, nos deixando o legado de sua obra.

 

Existe um longo caminho entre a planta em seu habitat e a pessoa que vai tomar a essência floral! A flor, o sintonizador, o processo alquímico de co-criação, provadores, diluição, rótulo, embalagem, exportadores, representantes, distribuidores, fornecedores, publicação de livros e folhetos, divulgação, cursos, terapeutas, farmacêuticos, manipulação, entrega – até finalmente chegar ao cliente.

 

Há 22 anos a “Essências Florais” vem fazendo a integração entre as pessoas e as etapas envolvidas neste processo. A vocação desta empresa: servir de ponte bem no meio deste longo e abençoado caminho. louco

  O 20º ano é crítico, como mostra o Arcano maior do Tarot, “O Julgamento”: uma época de avaliar os prós e contras – e julgar se vale a  pena continuar. Depois vem a vibração do Arcano XXI, “O Mundo”, quando se abrem todos os potenciais. Feitas as escolhas, vem o Arcano XXII, ou o Zero, o recomeço da caminhada. Só que desta vez com muita experiência e sabedoria acumulada – ainda que seja preciso certa dose de loucura e ousadia para recomeçar o processo! O Arcano 22, que se torna zero, ou “O Louco”, tem dentro de si todos os demais arcanos – o caminho inteiro, em potencial. O Número Mestre 22 é o número do Construtor, que usa seu raciocínio brilhante para transformar em realidade as necessidades, impulsos e ambições dos outros, com lealdade, perspicácia, otimismo e generosidade.

Que a “Essências Florais” seja abençoada nesta sublime missão: manter a tradição recriada por Dr. Bach, divulgar seus conhecimentos e a experiência dos produtores, colocar em contato todas as pessoas envolv by Paula idas no processo de sintonização, fabricação e exportação das essências florais – e distribuí-las no Brasil! Uma missão para Mestres!

Para ler esta homenagem de Rômulo Grandi à Essências Florais, na íntegra, clique aqui. 

Rômulo Grandi,

Astrólogo, Numerólogo, Mestre de Reiki,

Terapeuta Floral, Terapeuta Holístico, residente em Minas Gerais.

 

  

Crédito das imagens:

Ilustração “O Louco” - http://www.livingtarot.co.uk/images/RW-Fool.jpg
Jardins da Essências Florais – foto de Paula Accioly  

 

Entrevista com Dra Marcia Zotti Justo Ferreira
marcia

Conversamos com a Enfermeira Márcia Zotti Justo Ferreira, doutora pela Universidade de São Paulo, sobre sua pesquisa científica – Essências Florais: Medida da sua influência na vitalidade em seres vivos”


Em 2007 Dra Márcia realizou pesquisa de campo, pela USP, observando o desenvolvimento e crescimento de brotos de feijão, comparando os que receberam florais em relação aos que não receberam. Abaixo, temos trechos desta entrevista que pode ser lida na íntegra, com fotos e gráficos, em nosso website, através deste link: Entrevista com Marcia Zotti.

 

EF – Como foi a aceitação da universidade para a realização de uma pesquisa inserindo os florais?
Dra Marcia – A Enfermagem tem como premissa básica o cuidado do ser humano na sua totalidade, dessa forma a Terapia Floral sempre foi bem aceita.

 

EF- Em linhas gerais em que consiste sua pesquisa?  

Dra MarciaO grande desafio foi “ponderar o imponderável”, pois ainda não existe nenhum marcador biológico para o uso de essênciasflorais.

A intenção era trazer para leitura da linguagem quantitativa valores comparativos que demonstrassem sua ação.

A pesquisa consistia em comparar, por meio de parâmetros de germinação e crescimento biológico, o desenvolvimento de sementes de feijão que receberam: água com essência floral, água com veículo alcoólico e somente água.

 

EF- Quais foram os resultados da aplicação dos florais?

Dra Marcia – Foi feita a avaliação biológica do crescimento de feijões na fase germinativa, realizando-se a medição da altura total da planta, comprimento, e peso das raízes.

O resultado mais importante foi nas raízes. Elas tiveram um fasciculamento maior, conforme ressaltam as elipses na Figura abaixo.

 feijões

 

Este resultado é um indicativo que os florais estimulam maior brotamento das raízes (fasciculamento), sendo que este fenômeno auxilia a plântula (feijão na fase germinativa) a superar os estresses hídricos e também estabelecer maior resistência ao ataque de patógenos radiculares que ocorrem na fase de plântula do feijoeiro.   

 

EF- Para os padrões da academia esses resultados são tidos como favoráveis/positivos?

Dra Marcia- São, porque foi uma pesquisa clássica, utilizando material e recursos já bem conhecidos e consagrados, além de ter sido realizada em parceria com um reconhecido centro de pesquisa, o
Instituto Agronômico – IAC, Fazenda Santa Eliza, Campinas, São Paulo. 

EF - Como a pesquisa científica com os florais contribui para o estabelecimento da terapia floral em nosso país?
Dra Marcia – A partir do momento que se diz “isso foi comprovado cientificamente” a sociedade aceita e reconhece o resultado. Portanto, a melhor forma de validação é submeter-se ao cunho cientifico e a partir daí caminhar por todas as facilidades que o reconhecimento e a legalidade oferecem.

Para ler a entrevista completa com Dra Marcia Zotti, sobre este importante estudo do uso de florais, clique aqui.

   

Dra Marcia Zotti Justo Ferreira, é  

enfermeira com Pós Graduação em Terapia Floral pela

Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, atua como pós-doc de um laboratório de  

células na Faculdade de Física da USP.  

contato: marcia.zotti@uol.com.br  

Sua pesquisa encontra-se disponível no link:  

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-20042007-134835/fr.php

Crédito das imagens: Dra Marcia Zotti Justo Ferreira

Promoção especial do floral De Bem com a Vida

Fale conosco

Essências Florais
Rua Álvaro Rodrigues, 416 – casa 1 – Brooklin
04582-000 – São Paulo – SP