Boletim Primavera / Versão 2014

Boletim Essências Florais – Ano 2 – Edição nº 7 – Primavera
Neste boletim
Artigo por Olympia Gimenes
Trabalho Científico Utilizando Florais

 

Do Jardim da
Essências Florais
para Você

 

Sabina Pettitt 
no Brasil
Férias Coletivas
Cura Floral para Além das Nossas Mãos
Por Cynthia Accioly Abu Asseff

 

Neste dezembro de um ano tão intenso, compartilho com vocês um exercício de imaginação/meditação usando as essências florais!

 

Há 13 anos, na ocasião do atentado terrorista nos Estados Unidos, criei esta prática para usar com a equipe de trabalho aqui na Essências Florais.

 

Estávamos nos sentindo chocados e este exercício foi uma maravilhosa maneira de nos curarmos e sentirmos que podíamos contribuir mesmo à distancia, para ajudar as vítimas da tragédia e para a cura da situação como um todo.

 

 

Ao final, essa prática que começou ali, revelou-se muito útil para enviarmos bênçãos de cura floral para todas as situações que quiséssemos. E durante anos a repetíamos todas as semanas.

 

 

Você também pode fazer!

 

O Exercício

 

Encha uma tigela pequena com água.

 

Selecione as essências florais para um tema ou situação de seu foco – coisas como o conflito na Faixa de Gaza; a fome nos países africanos; a condição das mulheres no Afeganistão; o terrorismo; as vítimas de uma catástrofe natural; a questão da corrupção na política; ou outro tema que por sua magnitude esteja fora do alcance da sua ação pessoal.

 

Pingue uma ou duas gotas de cada um dos florais selecionados na tigela com água. Caso você não tenha consigo os florais concentrados pode mandar preparar na farmácia a fórmula e pingar as gotas a partir deste manipulado.

 

Agora feche seus olhos e imagine o Planeta Terra – imagine que a Terra se torna uma pequena esfera, de 

tamanho tal que ela mergulha e cabe todinha dentro da sua tigela com água. 

 

Imagine que a Terra recebe os florais, que penetram mais e mais profundamente em seu corpo de luz. Eles vem curando as dores da Mãe Terra e ao atingirem seu coração, do seu centro de amor a Terra irradia de volta para a superfície as bênçãos de cura dos florais que você usou.

 

Numa onda de cura e transformação que vem do interior da Mãe Terra, você imagina os florais espalhando sua cura em todos os recantos do planeta, começando por você mesmo e seus familiares e depois cada ser vivo, cada pedra, cada montanha, cada planície, cada deserto, cada floresta, os rios, os mares, os ares… E muito especialmente você imagina essas bênçãos dos florais chegando através da superfície da Terra e tocando os corações dos homens, mulheres, crianças nas regiões aonde impera o sofrimento, a fome, a dor, a guerra… 

Ao final, imagine que a Mãe Divina com seu manto de luz

azul e dourada protege e potencializa a cura que veio através de sua intenção e através dos florais utilizados.


Em gratidão, abra seus olhos, despeje a água utiliz
ada em suas plantas ou num jardim perto de você.
 

Para Tornar seu Exercício mais Poderoso

 

Junte seus pares, seus amigos, para participar e repita o exercício periodicamente.

Possa a Paz prevalecer na Terra!

 

 

A Seleção de Essências

 

Escolha os florais que irá usar nesta prática de maneira livre. Aqui vão algumas sugestões: – clique nos nomes e nas fotos para ler sobre o floral: 

 

  

 

Cynthia Accioly Abu Asseff

é terapeuta floral e educadora na área de estudos das essências florais; dirige a Essências Florais, importadora de florais e organizadora de eventos nacionais e internacionais sobre

terapia floral. Professora convidada da Pós

 Graduação em Terapia Floral da Faculdade de Enfermagem da USP, da UFRJ e Anhembi Morumbi. Coordena também os grupos de professoras autorizadas da Flower Essence Society e das Bush Flower Essences of Australia no Brasil.

  

 



Crédito das imagens:

Imagem topo: Arte de Irene Guerriero 

Harvest Lily – foto de Sabina Pettitt

Yellow Star Tulip - foto de Richard Katz

Pink Flannel Flower e Sydney Rose – fotos de Ian White

Weigela – foto de Sabina Pettitt

 

Terapia Floral: Linguagem Facilitadora para o Desenvolvimento 
de Crianças e Bebes!

 

Por Olympia Vieira Gimenes

Falar sobre o uso de essências florais para crianças e bebês tem sido uma experiência muito rica para mim, pois retrata uma área importante de meu trabalho com a terapia floral nos últimos 24 anos, que gostaria de dividir com vocês!


Conforme fui sendo procurada para atender bebês e crianças, comecei a estudar sobre o desenvolvimento infantil, partindo de estudos da percepção das diferenças individuais, percebendo a necessidade de adaptação e ajustamentos, adentrando mecanismos dos processos cognitivos, tentando estabelecer relações, buscando compreender a sociedade em seu papel modelador inicial, em seus nichos institucionais, e também de sustentação à construção das forças internas e do ego. 

E todo esse processo foi muito difícil, sem graça… resolvi então visitar a simplicidade da Terapia Floral proposta por Edward Bach, e me coloquei frente à simplicidade do processo de olhar cada bebê, cada criança, com um novo e simples olhar investigativo, explorador no sentido de busca do inédito, do original, da genuína expressão da individualidade manifesta, e aí sim, livre para observar, livre dos julgamentos, livre da mente que reduz a busca, descobri o universo infantil, descobri a relação secreta e alquímica que envolve o processo de oferecer essências florais para criança e bebês!

 

Minhas descobertas

 

Baby Blue Eyes

Descobri as crianças como um terapeuta floral descobre e conhece suas flores, pela assinatura de sua pessoa, por seus tons, por suas marcas originais!

 

Descobri que podemos com segurança, eficiência e profundidade, auxiliar crianças e bebês em sua jornada terrena utilizando as qualidades superiores e secretas das essências florais, dentro de um programa terapêutico.

 

Claro, há necessidades essenciais da infância, e precisamos saber delas…necessidades básicas de cuidados físicos, atenção e afeto, de relacionamentos sustentadores, consistentes e constantes, necessidade de experiências que respeitem as diferenças individuais, necessidade de limites, de organização, de ritmos, de respeito às expectativas frente à vida, que se atendidas facilitam o processo de crescer e aprender.

Minha proposta

E nossa proposta é ir nessa direção, oferecendo “preenchimento emocional” com o substrato vivo das essências florais!

Na maioria dos repertórios de diferentes sistemas de essências florais há o verbete criança ou infância, informando sobre o uso mais frequente de determinadas essências para os pequenos; mas, podemos considerar que os florais como fluidos facilitadores de nossa jornada de alma, favorecem nosso processo de existência, razão que me faz considerar que qualquer essência floral pode ser utilizada com crianças e bebês, se houver indicação precisa.

 

Também é importante lembrar, que cada criança vai devagarinho, ao longo do primeiro ano de vida, manifestando sua maneira peculiar de reagir, de comportar-se, e de expressar seu evidente processo de pensar, revelando-se uma criança fácil, ou até difícil de cuidar e se conectar.

 

A base do processo de desenvolvimento infantil se apoia na presença das pessoas que são significativas para a criança: a mãe, ou quem fizer a maternagem, o pai ou a figura masculina

constante, a família básica, a vizinhança, o berçário, a escola, e outros. Portanto, sempre que possível, é interessante incluir essas pessoas no processo da criança que se trata com essências florais, ativando uma consciência em rede, buscando estabelecer parcerias, e também ampliando o conhecimento do grupo sobre a Terapia Floral.

Como escolho as essências florais

Para escolher essências para bebês e crianças é importante observarmos esse pequeno ser, ainda que por instantes, sem influência dos relatos sobre ele.

 

Considere a própria criança o seu melhor informante.… Como ele se apresenta? Olhar triste e sem brilho? Face descorada e postura sem tônus? Apego exagerado à quem cuida dele? Mãozinha gelada e medo expresso? Ritmo exagerado ou sem harmonia? Desatenção e distanciamento? Agressividade ou carência? Choro ou riso desenfreado?

 

Considere cada sinal como um pedido manifestado!

 

Nossa intenção inicial para tratamento com florais não focaliza só os sintomas…consideramos sintomas como janelas que pedem para entrarmos na casa a fim de verificar o que realmente acontece lá dentro.

 

Uma leitura que facilita ampliar essas percepções é “Andar, falar e pensar”, de Rudolph Steiner, da Editora Antroposófica. A reflexão começa a partir da ideia de que a criança anda quando entende a horizontalidade do planeta, e a verticalidade de seu próprio corpo; para que esse conceito se instale é preciso estar devidamente “encarnada”, verdadeiramente em casa, habitando seu corpinho com a

grandeza de seu próprio espírito! A matéria prima desse percurso é o amor que ela recebe, o domínio do equilíbrio, que traz confiança e entrega!

 

O processo de falar sucede  ao de andar, baseado na verdade da comunicação praticada direto com a criança, ou no entorno; linguagem irônica, cínica ou ambivalente retarda a expressão oral denotando que não é seguro usar esse código de expressão.

 

O pensar, ah… a riqueza de pensar! Essa etapa agrega os dois passos anteriores, e dá subsídios para a continuidade do desenvolvimento, estabelecendo relações internas, e de causa e efeito, entrelaçando confiança e desconfiança, autonomia e dúvida, iniciativa e culpa, inferioridade e desempenho, e tantas outras! Essa função permeia todas as etapas de nossa vida, e quando bem estruturada na infância servirá de base equilibrada, sempre.

 

Para cada etapa há essências florais de efeito bem pontual, bem preciso, amoroso, um verdadeiro abraço da natureza sobre nossos dodóis! Mas permanece a questão:  – Que essências usar?

 

Sugiro a  resposta com outras perguntas.

 

Como ajudar esse ser? O que aliviar? O que encorajar? Que forças internas desenvolver? O que nutrir? Como encorajar? Como reconectar? E outras tantas!

 

Encorajo vocês, como fui encorajada por Patricia Kaminski há anos atrás, a trilharem sua jornada de Terapia Floral com crianças e bebês começando por dar passos de simplicidade, acreditando na

força das essências florais e na delicadeza da comunicação que se estabelece com nossos pequenos clientes!

 

Nossa linguagem é a da disponibilidade, da franqueza, e da competência cuidadosa e gentil.

 

Possa nosso serviço como terapeutas florais manifestar-se de maneira amorosa e livre, como água de fonte, banhando nossas mentes e nosso coração!

 

Obrigada, flores! Obrigada, Dr Bach! Obrigada, crianças! 

 

Crédito das imagens:

Baby Blue Eyes, Mariposa Lily – foto de Richard Katz

Alaska Violet – foto de Cynthia Accioly Abu Asseff

Fórmula Floral do Alaska – Diálogo

 

Dezembro é tempo das famílias se reunirem para as festividades de final de ano. É sempre uma nova oportunidade de limpar mal entendidos do passado, perdoar e de construir pontes onde antes talvez houvessem muros. O floral Diálogo apoia a criação dessas pontes de cura e entendimento nas relações através do bom uso da palavra!

Comece a tomar o floral Dialogo já! Use também o spray no ambiente durante os encontros com os familiares.

Que suas festas sejam plenas de amor e gentileza!

 


 Durante o mês de dezembro na compra do 
Floral Diálogo 
para quem mencionar a promoção
 ”Boletim de Primavera” de R$26,00 por R$16,10

 

Para adquirir este floral com desconto, ligue para:          

 

 

11 5531-7518 ou envie e-mail para  

 

 

 

 

Trabalho Científico Utilizando Florais – Apresentado na UNIFESP

 


Cássia Sciamana, terapeuta floral, pedagoga e mestre em Educação, concedeu à Cynthia Accioly Abu Asseff, uma entrevista sobre sua participação no Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos, no departamento de Neurologia e Neurocirurgia, na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo sob a orientação da produtora das essências florais do Sistema Ararêtama – Profª Sandra Epstein e da Profª Ms. Márcia Regina Donatoni Urbano.

 

Para ver na íntegra esta entrevista, clique aqui. 

Pérolas do nosso Facebook

Florais em Casa – Manipulação de Florais
                                                                                       null
Manipule seus florais e receba em casa:
floraisemcasa@gmail.com
12 3958-4543

Fale conosco
Essências Florais                                              
Rua Álvaro Rodrigues, 416 – casa 1 – Brooklin
04582-000 – São Paulo – SP
11 5531-7518