Educação e Divulgação dos Florais no Brasil: um panorama

Nesse ponto da nossa história estamos quase chegando aos anos 90 e eu não poderia deixar de mencionar a chegada dos florais ao Brasil que aconteceu nessa época.

Inicialmente foram apenas os florais de Bach através das mãos de pessoas como a Dra Carmen Monari e da Beth Bruno que vocês vêm aqui nesse recorte de jornal.

Forget-Me-Not - Florais da Califórnia

Forget-Me-Not – foto Richard Katz

A Beth faleceu no ano passado (setembro de 2005) deixando muita saudade. Ela dedicou muitos anos de sua vida ao fornecimento, a divulgação, a educação a respeito dos Florais de Bach, sempre de forma impecável e tão ética. A Beth Bruno e a Amarilys César foram distribuidoras dos Florais de Bach da Healing Herbs.

É importante também re afirmar o papel que tiveram e  têm os representantes regionais espalhados por todo Brasil, não só de manter o fornecimento de todas essas essências em nosso país, mas mais importante, de manter acesa a chama da terapia floral através dos inúmeros eventos e da criação de formas criativas e pioneiras de ensino a respeito dessa tão inovadora modalidade de cura.

E esse é um bom momento pra prestarmos nossa homenagem a algumas pessoas que foram muito importantes na divulgação dos florais e da terapia floral em várias regiões do Brasil.

Hercoles Jaci no Portage Glacier - Alaska

Hercoles Jaci no Portage Glacier – Alaska

Então não podemos deixar de citar o mineiro Hercoles Jaci que com tanta disposição ensinou por tantos anos seguidos em muitos estados brasileiros, a Carmem Monari que forma inúmeros terapeutas florais anualmente especialistas em Florais de Bach, a Beth Bruno e a Amarilys César da HN Cristiano, a Kátia Kuchler,  Eunice Ermel e todas as pessoas ligadas à fundação da antiga Abreflor, a Amélia Verdum, a Magdalena Boog, a Olympia Gimenes que ainda hoje continua incansável, ensinando inclusive em parceria com vários produtores internacionais; e tantas outras pessoas que desde o início dos florais no Brasil já faziam grupos de estudo, que faziam experiências tomando os florais e se reuniam semanalmente para descrever a vivência que tinham tido com cada uma das essências.
Certamente eu estou deixando de citar várias pessoas aqui e peço perdão, porque são na realidade muitas as pessoas que fizeram diferença no ancoramento dessa nova modalidade de cura em nosso país.

Eu quero ressaltar o trabalho da Lizete de Paula, do Rio de Janeiro, por ela ter tido a iniciativa de oferecer por 2 vezes o “Conflor”, lá no Rio de Janeiro, que foi um congresso de pesquisadores de essências florais brasileiras.

O IBEH que hoje é conhecido como Facis, mantêm um curso de especialização em terapia floral. Esse curso foi um projeto de Hercoles Jaci e de Breno Marques da Silva, e hoje em dia é coordenado pelas terapeutas florais Márcia Fernandes e pela Ana Maria Santos.
Outras universidades brasileiras oferecem cursos de extensão universitária em terapia floral, dentre elas a Faculdade de Enfermagem da USP.
Na faculdade de Naturologia, da Anhembi Morumbi, a terapia floral é matéria do curriculum básico. A coordenadora dessa matéria na Naturologia em São Paulo é a Olympia Gimenes. Este mesmo curso existe em Florianópolis também.
Em todos esses cursos inúmeros trabalhos e pesquisas têm sido realizadas dentro dos moldes da ciência.

No Brasil os terapeutas florais já têm se organizado criando associações estaduais de terapeutas florais, além da associação brasileira, que apóiam o exercício da profissão.
Além disso, os trabalhos sociais que tem sido realizados utilizando os florais vem apresentando resultados maravilhosos!

Instituições brasileiras com voluntários para trabalhar com os florais têm recebido doações de Florais de Bach tanto do Bach Center como da Healing Herbs, doações dos Florais da Califórnia, do Alaska, do Pacífico, da Austrália, além dos florais nacionais. Principalmente os Florais Filhas de Gaia e os Florais de Saint Germain estão espalhados por todo Brasil nas instituições de trabalho social, auxiliando gestantes, crianças, jovens, homens, mulheres, idosos, doentes e também animais que se encontram em situação de necessidade.

Compre conosco: info@essenciasflorais.com.br /   (11) 5531-7518