Arnica - Florais da CalifórniaArnica - Foto Richard Katz

Arnica Arnica mollis

  • Família Botânica:

    Asteraceae

  • Qualidades Positivas:

    Estar conscientemente no corpo, mesmo diante de situações de emergência ou stress; recuperação de choque ou trauma profundamente entranhado ou de cicatrizes

  • Padrões de Desequilíbrio:

    Desconexão do Eu Superior em relação ao corpo decorrente de choque ou trauma; dissociação, inconsciência, disfunção ou doenças latentes resultantes de trauma passado

A Arnica, uma planta da família das asteraceas, tem sido companheira dos seres humanos por muitos séculos, como erva que ajuda no tratamento de muitos males.

Flores de Arnica, na vasilha sendo preparadas como floral

Preparo do floral da Arnica - foto Richard Katz

Como floral, ela atua no campo sutil, no campo vital do indivíduo, e é muito usada para choques, traumas, rompimentos, rupturas, cicatrizes, que são marcas de traumas antigos ou recentes.

Ela promove um realinhamento do nosso “tecido” energético, restaurando partes que ficaram “rompidas” e áreas dos nossos chakras que ficaram “rompidas”. É uma essência reestruturadora, que vai reencaixando e colocando a estrutura do campo vital no lugar novamente. Restaurara o encaixe, a “ligação dos pedaços”, quando houve ruptura ou rompimento que afetou o campo vital.

Muito especialmente, a Arnica trabalha a questão do corpo do sentir, do corpo da alma, que muitas vezes se ausenta de uma área quando ocorrem traumas, dor e/ou abuso. Isso ocorre como um movimento de defesa, que faz com que a alma se ausente do corpo para diminuir o impacto do sofrimento.
Podemos observar que pessoas que sofreram impactos grandes, cirurgias, acidentes, é como se o corpo vibrante delas tivesse saído, e estivesse fora. A Arnica ajuda a reconstruir esses encaixes, essas ligações, a transmissão da energia entre as várias áreas.

Campo florido da Arnica

Campo florido da Arnica - foto Richard Katz

Ao conceber a idéia de que, quando vivenciamos um acidente que cortou tecidos físicos, o tecido energético também ficou cortado e a energia não está fluindo e percorrendo os circuitos que ela costumava percorrer antes, entendemos a necessidade deste floral.
Com a Arnica, trabalhamos choques e traumas que geraram rompimentos, ou que que criaram rupturas que afetam o campo vital invisível.
Pessoas que sofreram abusos, ou que sofreram determinados ferimentos em certas áreas, podem ter uma condição na qual o corpo do sentir nunca voltou a habitar aquela área, que ficou como uma área “adormecida”, sem a plena presença da “vitalidade” irradiante do campo energético do indivíduo.

Uma das características importantes da Arnica é que ela pode trazer para as áreas que sofreram traumas, uma gradual e total reconstituição da força vital, ao mesmo tempo em que se faz um trabalho consciente em cima dos traumas ocorridos, para que eles possam ser processados e liberados efetivamente.
A pessoa que sofreu um trauma, onde as forças da vida naquela área, a capacidade dela de sentir, ficou prejudicada no nível das forças etéricas, ganha a possibilidade de se recuperar, à medida em que também faz a elaboração das questões traumáticas que criaram este desequilíbrio no fluxo das energias.

Arnica - Florais Californianos

Arnica - foto Richard Katz

É uma essência usada tanto para traumas físicos quanto emocionais, quando eles foram fortes a ponto de desorganizar e desestruturar o fluxo natural das energias, muito especialmente quando a intensidade do sofrimento fez as pessoas saírem do corpo.
A Terapia Floral lida muito com isto, enquanto muito poucos tipos de abordagem tem se referido ao fato de que muitas vezes as pessoas não vivem plenamente encaixadas dentro do próprio corpo. Isso é uma das grandes causas da falta de energia e dinamismo nas pessoas, e de certas dificuldades que as pessoas tem em estar vivendo em alinhamento com todas as suas habilidades e potenciais.

Este processo de integração e alinhamento, que permite com que as pessoas possam estar totalmente encaixadas dentro de si próprias, a alma dentro dos vários corpos, os vários corpos alinhados, é fundamental para que haja saúde, harmonia e uso dos potenciais e dos recursos que todos nós temos.

A Arnica religa, trabalhando no nível energético o processo de cicatrização e restauração, ajudando a promover a circulação da energia nessas regiões.

Conselhos informais oferecidos quando usamos a Arnica no processo da Terapia Floral

“Se apropriando de novo de seu corpo, e se sentindo totalmente encarnada e vitalizada. “Voltando a si” de forma vibrante, sentindo que a força vital energiza e vitaliza cada pedacinho de seu corpo.”