Baby Blue Eyes - Florais da CalifórniaBaby Blue Eyes - foto Richard Katz

Baby Blue Eyes Nemophila menziesii 

  • Família Botânica:

    Hydrophyllaceae

  • Qualidades Positivas:

    Inocência como a de criança; sentindo-se recebendo amor, apoio e sustentação, especialmente de figuras masculinas; fé na providência dos seres espirituais

  • Padrões de Desequilíbrio:

    Atitude defensiva, insegurança, dificuldade de confiar nos outros; alheamento com relação a autoridade espiritual; falta de apoio do pai ou de outras figuras masculinas na infância

Ao longo da terapia floral, buscamos observar e cuidar dos registros internos que ficaram impressos no indivíduo, relacionados à experiência inicial de pai e mãe, sua configuração e a estabilidade emocional resultante.

A Baby Blue Eyes é a essência floral escolhida quando, na relação com a figura paterna, houve abuso, violência ou também, simplesmente a ausência, de forma que não foi possível o estabelecimento de um sentimento interno básico de proteção e confiança. Se o pai é ausente, ao nível emocional ou físico, ou se ele é imprevisível e ameaçador (como ocorre no caso de violência alcoólica), então a criança ficará privada da sensação básica de segurança e proteção e crescerá com a convicção íntima de que o mundo é um lugar inseguro para viver.

Baby Blue Eyes - Florais Californianos

Baby Blue Eyes – foto Stephen Altschuler

A pessoa tende a desenvolver uma couraça protetora, feita de atitudes defensivas ou cinismo intelectual. Nos casos extremos, essa postura da alma pode levar não só ao isolamento emocional como também a tendências anti-sociais ou criminosas, à medida que o indivíduo nega ou distorce sua conexão espiritual positiva.

Quando a experiência de vida negou ao indivíduo a possibilidade de criar essa base de confiança interna, ainda assim é possível trabalhar a nível profundo para estabelecer essas fundações da estrutura emocional com a ajuda das essências florais. Dentro deste profundo trabalho para ancorar novas bases para a estrutura emocional, este floral tem um papel de grande importância.

O floral Baby Blue Eyes ajuda a restaurar a inocência original da alma e a confiança tal como a de uma criança. A alma é auxiliada em sua cura pois aprende a reconhecer a bondade nos outros e no mundo, e assim se torna mais receptiva, positiva e aberta em suas expressões e ações.
 

Anotações e aplicações do floral californiano Baby Blue Eyes:

 

Cuida dos sentimentos da criança interior que não tinha apoio, devido ao fato de que o pai não podia estar presente emocionalmente, encorajando e impusionando o seu progresso. Ajuda a cuidar e acolher esses sentimentos, curando essa área de seu ser interior.

Ajuda também quando fomos mal tratados e abusados pela figura de autoridade mais íntima em nossa casa, que deveria ter oferecido proteção e encorajamento, e ao invés disso foi violento ou totalmente ausente. Como consequência, a pessoa pode se tornar cínica e descrente na sua relação com as outras pessoas e com o mundo, sempre se sentindo sem amparo e proteção e compensando isso através de uma atitude defendida e revoltada.

Em qualquer tipo de caso, a essência ajuda a trazer o encorajamento e o apoio interno que ficaram faltando, para que a pessoa possa viver com a confiança de que ela é amparada, pois essa configuração pode agora fazer parte da matriz emocional interior.