Inícia-se a pesquisa de florais Brasileiros

Estamos falando do final da década de 80 e do início dos anos 90, quando também surgiram as duas primeiras linhas de florais nacionais: Florais de Minas e Essências Florais Filhas de Gaia

Florais de Minas
Foi o primeiro sistema ou linha de florais nacionais, produzidos e pesquisados aqui no Brasil tendo como inspiração o trabalho do Dr Bach.
Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques são os produtores e pesquisadores dos Florais de Minas. Eles mantêm uma linda propriedade nas proximidades da cidade de Itaúna (MG), a cerca de 80 km da capital mineira.

Breno e Ednamara - o início da pesquisa e preparo dos Florais de Minas

Num recorte de jornal da época, vemos Breno e Ednamara numa imagem que registra o início da pesquisa e preparo dos Florais de Minas

A empresa “FLORAIS DE MINAS” foi constituída no ano de 1989
Breno já utilizava as Essências Florais de Bach, mas tinha latente dentro de si o questionamento:  “Não haverá por aqui, país de extensa e diversificada flora, flores que também contenham potencial de cura?”
Hoje os Florais de Minas são amplamente utilizados aqui mesmo no Brasil e vem alçando vôos atendendo a interesses de muitos outros lugares como: Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Espanha, Portugal, Reino Unido, Taiwan e China.
Breno e Ednamara, cuidam juntos de todos os procedimentos da preparação, à pesquisa, a divulgação e promoção de eventos educativos a respeito dos Florais de Minas.
Os “FLORAIS DE MINAS” apresentam uma diversidade de produtos. Eles oferecem: as tradicionais essências florais, em forma de solução-estoque, os fitoflorais, que são associações de essências florais e tinturas fitoterápicas, e as fitoessências.
Ednamara e Breno publicaram vários livros individualmente e em conjunto. Publicam também periodicamente um jornal que traz, entre outras coisas interessantes, vários estudos de caso.

Essências Florais Filhas de Gaia
A produtora e pesquisadora Maria Grillo é a fundadora das Essências Florais Filhas de Gaia que nasceram logo no início dos anos 90.
São essências florais produzidas em santuários ecológicos, como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, e em áreas preservadas como os contrafortes da Pedra Grande na área de proteção ambiental de Grota Funda em Atibaia, na Mata Atlântica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e em matas nativas localizadas na Serra da Mantiqueira, e em propriedades particulares na área rural de Bragança Paulista, Pedra Bela e Joanópolis.
Maria Grillo pesquisa também flores da Serra do Cipó em Minas Gerais, no Agreste de Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

As Essências Florais Filhas de Gaia são preparadas com flores escolhidas, no auge de sua floração, em perfeito equilíbrio com seu habitat natural e toda a pureza e exuberância necessárias para a plena expressão do potencial curador de suas qualidades sutis.

Com muita humildade a Maria nos diz que as essências florais Filhas de Gaia refletem a sua própria jornada em busca de paz interior, equilíbrio, cura e crescimento.
Em suas próprias palavras: “Os imensos benefícios que os florais do Dr. Bach trouxeram para a minha vida nos anos 80 despertaram em meu coração uma gratidão profunda e muita curiosidade. Experimentei e trabalhei com Essências Florais produzidas nos quatro cantos do mundo e ao mesmo tempo comecei a ouvir o chamado de meu coração para canalizar a minha sensitividade e desejo de servir a humanidade através da pesquisa de Essências Florais Brasileiras, filhas desta nossa natureza tão abundante e acolhedora.
A Mãe Terra, generosamente, respondeu à minha procura através destas flores maravilhosas que fui encontrando a cada vez que me entregava a uma vivência de integração com a natureza. Ao sintonizar-me com os Devas das flores que me atraíram de uma maneira especial, ou daquelas que me vinham em sonhos, fui encontrando os mais amorosos mestres, emissários da Mãe Terra, que me acolheram, e me ajudaram a perceber dentro de mim as qualidades necessárias para lidar com os desafios de meu caminho. Assim, co-criando com a natureza surgiram as Essências Florais Filhas de Gaia, que tenho agora a alegria de compartilhar com a nossa comunidade.”

Em sua jornada de pesquisadora de essências florais e de curadora, Maria foi atraída pela dor dos pequenos desafortunados. Mobilizada por essa dor e com a ajuda de outros terapeutas florais dedicados ao trabalho assistencial Maria criou os Compostos Florais.
Inicialmente Compostos voltados para o trabalho social com crianças carentes, e depois outros compostos foram criados atendendo as necessidades de jovens, de adultos e de idosos.

Maria tem também um grande trabalho de pesquisa dos seus florais voltados para a cura do feminino.
Nos últimos anos ela tem prestado um enorme serviço a todos nós de alguma forma ligados à terapia floral. Ela vem se dedicando incansavelmente à pesquisa de filosofia contemporânea, de física e de biologia para explicar com maior precisão o conceito e a ação das essências florais.

Além disso ela tem se dedicado também a encontrar os meios para tornar os florais e a terapia floral reconhecidos pelo governo do Brasil.

Maria vive atualmente em Friburgo no estado do Rio de Janeiro, em meio às montanhas e às suas flores queridas.

Compre conosco: info@essenciasflorais.com.br /   (11) 5531-7518