Pesquisa Brasileira: um panorama

Companhias produtoras de florais nacionais em expansão por ocasião da Mostra Histórica em 2000

Durante a década de 90 e adentrando os anos 2000 temos testemunhado  inúmeras novas empresas sendo criadas por produtores e pesquisadores brasileiros de essências florais e de outras essências.

Eloah - Essência Vibracional Araretama

Eloah – Essência Vibracional Araretama – imagens Sandra Epstein – edição digital Ruth Toledo Altschuler

Essências Araretama da Mata Atlântica foram criadas por Sandra Epstein bem no início dos anos 90. A Sandra vem pesquisando amplamente o ecossistema da Mata Atlântica e preparando essências que diferem dos florais porque são preparados com outras partes das plantas como raízes e cipós por exemplo. Além das essências Sandra criou também as Aqua Ígneas que combinam as essências da Mata Atlântica com a aromaterapia e a cromoterapia. A Sandra vem já há muitos anos ensinando em todo Brasil e na Europa principalmente. Ela tem inclusive distribuidores na Holanda, na Inglaterra, na Suíça e na Republica Tcheca. São bênçãos das nossas matas irradiando para o mundo!

Florais de Saint Germain, são produzidos pela artista plástica Neide Margonari. A Neide iniciou sua pesquisa em 1997 e seus florais ganharam popularidade muito rapidamente. Ela e sua filha Talita têm investido seus esforços em tornar os Florais de Saint Germain e as informações sobre esse sistema de florais disponíveis a todas as pessoas tanto aqui no Brasil como no exterior. A Neide tem sido convidada para congressos e conferências internacionais aqui mesmo nas Américas e na Europa. Ela mantém também um pequeno grupo de professores autorizados a ensinar sobre as essências florais de Saint Germain. A Neide Margonari é uma pessoa muito carismática, palestrante muito entusiasmada e as suas essências devem então  ganhar cada vez mais popularidade, tanto no Brasil como no exterior.

Essências Florais de Gabriel, produzidas pela Maria Teresa Miralles. Ela pesquisa as flores do Cerrado na região do planalto central, numa área preservada de colinas com nascentes e córregos, com a mata ciliar ou de galeria acompanhando esses córregos, com árvores muito altas. É uma região em que o subsolo é rico em cristais de quartzo.  Nessa área preservada a Maria Teresa mantém o Santuário de Gabriel, onde nascem águas cristalinas de alto teor curativo. É lá que a Maria Teresa oferece seus cursos.

Essências do Butiazal, antes conhecidas como Larimar, são produzidas pela Carmem Heller de Barros no Rio Grande do Sul na região de Tapes. A fonte de inspiração e de pesquisa para Carmem é um santuário exótico da natureza que é um Butiazal nativo daquela região. Além dos florais a Carmen também produz outras essências.

Essências da Chapada Diamantina, são 32 essências produzidas por Luciane Melo também conhecida por Vedanta. A pesquisa é realizada em parceria com o Projeto Sempre Viva cujo centro fica no município de Mucugê na Bahia, na Chapada Diamantina. A parceria com o Projeto Sempre Viva dá a garantia de que as flores são colhidas com autorização oficial, já que essa região é protegida pelo governo.Uma parte de todo dinheiro arrecadado com a venda dos florais é revertido para o Projeto Sempre Viva e destinado a projetos de educação ambiental, responsabilidade e consciência ecológica, trabalhos de manutenção, preservação e pesquisa da flora e da fauna da Chapada Diamantina.

Essências Florais do Nordeste, produzidos pelo médico Marco Antônio Menelau. Aliás, essa imagem que está na tela nos foi enviada pelo Marco Menelau. Ele pesquisa flores do agreste pernambucano há 10 anos nas regiões de Gravatá, Bezerros, Caruaru, Garanhuns e também da zona da mata sul de Pernambuco. É um sistema, segundo as informações que Marco Menelau me passou com 112 essências florais individuais e várias formulas compostas. O Dr Marco  oferece cursos em todo o Brasil.

As Flores do Vento, são produzidas pela médica especialista em homeopatia e em pediatria a Dra Sylene Mesquita de Souza e Almeida também na região do cerrado brasileiro desde 1995.

Florais de Aiuruoca, também chamados Dharidhana, são produzidos pela Wania Gravina. Todas as essências pesquisadas por ela são preparadas no Sitio Pedra do Leão, nos arredores do município de Aiuruoca, em Minas Gerais. Eles mantém um herbário com cultivo biodinâmico de todas as plantas, com canteiros redondos em forma de mandalas. É uma região rica cheia de nascentes de água, com plantações de ervas medicinais, de flores ornamentais e de plantas frutíferas e hortaliças.

Florais Arco-íris, preparados e pesquisados pela pedagoga Denilde Lourenço, na região de Ribeirão Preto no interior do estado de São Paulo. Denilde também é cromoterapeuta e seu sistema Arco-iris nasceu em 1995.

Solares Florais é um sistema novo de essências florais produzidas pela artista plástica e terapeuta floral Solange Messa. A Solange tem apresentado uma pesquisa muito consistente, responsável e cheia de sensibilidade. Muito em breve todos vão ouvir falar mais dessas essências florais Solares.

Dharma Elixires são essências minerais e não são preparadas com flores, mas sim com pedras, em locais sagrados do nosso planeta. A produtora desses elixires minerais é a Berenice de Lara.

Ártemis e Arcturus são essências produzidas pela Beatriz Assunção. A Beatriz prepara algumas essências florais, mas o seu forte é a pesquisa com as essências de estrelas. Nós sabemos que o trabalho dela é sério e vale a pena vocês irem procurar saber mais. Vocês vão ver umas fotos bonitas que ela enviou pra gente.

Algumas com maiores facilidades econômicas outras não, algumas despontando mais rapidamente do que outras, mas dentre essas que enviaram material pra essa nossa Mostra Histórica sentimos que existe muita seriedade e vontade sincera em contribuir para a cura.

Por ocasião da Mostra Histórica, obtivemos o contato com as companhias nacionais produtoras de florais através da Maria Grillo, que coordena uma associação de produtores de essências florais nacionais e da Mônica Cervine que coordena atualmente a associação nacional de terapeutas florais.

Hoje, para esta nova versão do nosso site, atualizando esta página, mantivemos apenas como links os websites que continuam ativos, representando companhias que mantém informações sobre o seu trabalho disponíveis para o público através da internet.

Compre conosco: info@essenciasflorais.com.br /   (11) 5531-7518