Estágios do Preparo de uma Essência Floral

Campo florido da Arnica

Campo florido da Arnica – foto R. Katz

Preparados na natureza, em seu habitat natural
Em dia de sol pleno, nas primeiras horas da manhã, quando folhas e flores ainda estão orvalhadas, o produtor vai ao encontro de plantas silvestres, que estão na plenitude de sua florada em seu habitat natural. Ali mesmo, com água de fonte muitas vezes encontrada nas proximidades, prepara a “essência floral mãe”, ou “essência mãe”.
A maior parte dos florais é preparada em ambientes selvagens, e existem também jardins orgânicos em plena vitalidade, onde florais de plantas cultivadas são ocasionalmente preparados.

Flores de Arnica, na vasilha sendo preparadas como floral

Preparo do floral da Arnice – foto R. Katz

Preparo da Essência Mãe
Numa vasilha de vidro ou cristal, cheia de água mineral, o produtor deposita flores em quantidade suficiente para cobrir a superfície da água. Por algumas horas, sob a luz plena do sol, as flores irão transferir informações vivas e absolutamente singulares para a água que guarda esta memória.
Passadas algumas horas, as flores são devolvidas à Terra, e brandy (destilado de uva) é acrescentado à água na mesma porcentagem, com a finalidade de preservar essa água, obtendo-se a Essência Mãe. (Neste caso, a essência floral da Arnica)

Conservação da Essência Mãe
A Essência Mãe é conservada pelo o produtor do floral em vidros âmbar, protegidos da luz e do calor excessivo. Um cuidado especial é devotado à preservação das Essências Mãe, pois cada uma é a matriz, a partir da qual muitas essências estoque (floral concentrado) são preparadas.

Arnica - vidro de solução estoque (concentrado)

Arnica preparada em solução estoque – foto Richard Katz

Primeira diluição: preparo da Solução Estoque (floral concentrado)
A solução estoque (floral concentrado), é obtida a partir da diluição de 2 gotas da essência mãe em mais água e brandy.
Em geral são diluídas nas instalações dos próprios produtores, e depois distribuídas pelo mundo.
As essências florais ainda na solução estoque (concentradas), são adquiridas diretamente dos produtores, chegando a você por intermédio de distribuidores / representantes, quando originalmente preparadas em outros países.
A partir de um vidro de solução estoque (floral concentrado), muitos vidros de floral em diluição de uso são preparados.

A utilização da solução estoque (floral concentrado)
Tanto as farmácias de manipulação, como os terapeutas florais, utilizam essências florais em diluição estoque (floral concentrado) para prepararem a solução de uso para seus clientes.
Algumas das essências mais usadas, podem ser adquiridas como solução estoque (floral concentrado) para uso pessoal, permitindo o preparo de múltiplos vidros de solução de uso.

Duração da Solução Estoque
Um vidro de Solução Estoque (floral concentrado) tem geralmente um prazo de validade de dez anos a partir da data do preparo, de forma que muitos vidros da solução de uso podem vir a ser preparados ao longo do tempo, já que apenas duas gotas do floral escolhido são necessárias para o preparo de um vidro de Solução de Uso.

Segunda diluição: preparo da solução de uso, ou do floral que vai ser usado
2 gotas da solução estoque (floral concentrado) fazem um frasco da solução de uso.
Para preparar um vidro de 30ml de solução de uso de essências florais, usamos 70% de água e 30% de brandy, e nele pingamos 2 gotas de cada um dos florais selecionados.

Leia sobre como usar os florais

 

Compre conosco: info@essenciasflorais.com.br /  (11) 5531-7518